Para comemorar o 2.º aniversário da classificação do Cante como Património Imaterial da Humanidade, a Liga dos Amigos da Mina de São Domingos promoveu em Sacavém, no dia 05 Novembro de 2016, a iniciativa TRIBUTO AO CANTE ALENTEJANO, que contou com a presença de diversas individualidades - Secretário de Estado da Cultura; Presidente da Câmara Loures; Presidente da Junta de Freguesia de Sacavém, entre outras.

Todas essas pessoas, após visita à Biblioteca Ary dos Santos, puderam apreciar a soberba apresentação do Professor José Rodrigues dos Santos, com o tema: Origens do Cante.
Logo após, o Amigo José Roque, Vice-presidente da MODA, dissertou sobre a Salvaguarda do Cante, intervenção que foi igualmente bem escutada e apreciada.

Culminando o período da manhã, o cantador e também dirigente da "Moda" José Marques, em conjunto com Manuel Martins, representante da Casa do Alentejo, acompanhados ainda pelo Professor José Rodrigues dos Santos, promoveram um momento de maior descontracção, com a Oficina do Cante, conseguindo envolver os assistentes que em uníssono cantaram algumas modas do nosso Alentejo.
No período da tarde, agora no auditório do Quartel dos Bombeiros, que estava repleto de assistentes, e que contou com a presença de Paulo Piteira, vice-presidente da C. M. Loures, depois da passagem do filme Alentejo Alentejo, esteve presente a qualidade e toda a beleza do Cante Alentejano, através dos Grupos Corais de Évora, Raízes do Cante e Liga São Domingos.
Foi uma excelente iniciativa, que valorizou o Cante e dignificou a cultura do Alentejo.


Noticias:


Para comemorar o 2.º aniversário da classificação do Cante como Património Imaterial da Humanidade, a Liga dos Amigos da Mina de São Domingos promoveu em Sacavém, no dia 05 Novembro de 2016, a iniciativa TRIBUTO AO CANTE ALENTEJANO.